Resenha: Faça seu pedido

874-zoom_20130209112216

 Autor: Mandy Hubbard

Editora: Gutenberg

ISBN: 9788565383738

Páginas: 296

Esse é um livro leve, combina com sessão da tarde nas férias. Dito isso, não espere nenhuma leitura tocante que vá transformar sua vida, porque essa não é a proposta.
Kayla é uma garota que tem os pais separados e um irmão meio distante, faz muito tempo que ela não vê o pai e a mãe trabalha -como organizadora de eventos e festas- muito para dar o melhor para os filhos, sua melhor amiga é a Nicole, que namora com o garoto que ela gosta -em defesa da Kayla, ela gostava dele primeiro!-. No aniversário de 16 anos, que tem a mesma importância do de 15 no Brasil, a protagonista pede que todos os seus desejos já feitos se realizem por que eles nunca se realizam. Imagina aí, tantos pedidos de aniversário essa garota já fez… pois é, quantidade suficiente pra não lembrar deles e essa é parte mais legal, a imprevisibilidade. Depois da festa de aniversário cada dia que passa, um pedido se realiza e é uma surpresa atrás da outra. Só que ainda dá pra ficar mais complicado, por que no aniversário de 15 anos ela desejou um beijo do Ben. Isso mesmo! O atual namorado da melhor amiga.
A estória se desenvolve somente em volta da personagem principal, os personagens secundários são poucos e não sabem o que está rolando, então o foco fica na descoberta dos pedidos a cada dia, o que é uma pena por que eu acho que seria ótimo viver os desejos de aniversário com a melhor amiga do lado.
Os acontecimentos são narrados em primeira pessoa e se preparem por que Kayla fica presa nos próprios probleminhas, completamente alheia a tudo que acontece com as pessoas ao seu redor, imatura, o que não tem problema por que ela cresce de acordo com os acontecimentos e é ótimo acompanhar o desenvolvimento de um personagem, muito atrapalhada, coisa que me deu um pouco de agonia durante a leitura, toda hora a garota derrubava alguma coisa, está sempre afastando as pessoas e tirando sarro de tudo, suas esquisitices me lembraram a Bea de Como dizer adeus em robô, mas ela descobre que as outras pessoas podem ser legais se tiverem a chance.
A Nicole ficou amiga dela por falta de opção, já que por ter o rosto cheio de espinha os colegas não a tratavam muito bem, mas os remédios começam a dar resultado e sem espinhas ela percebe que não precisa se prender a Kayla e pode fazer tudo o que sempre quis fazer na escola, só que por saber que a amiga tiraria sarro ela prefere não compartilhar o que pensa, coisa que vai afastando as duas aos poucos. O Ben é um fofo que tem tudo a ver com nossa anti-social, gostei muito dele! A mãe da protagonista é muito ausente, a filha claramente precisa dela, mas ela não parece prestar muita atenção no que é importante para os outros, talvez esse seja um defeito de família, haha. E tem uma outra personagem maravilhosa, a Ann, não posso falar muito sobre ela, mas é adorável e falou na cara da Kayla tudo o que eu tive vontade.

A autora soube conduzir bem o enredo dentro daquilo que foi proposto, a ideia geral é muito parecida com o filme 16 Desejos e eu inclusive fiquei esperando que aparecer um desejo igual ao do filme, mas foi tudo bem diferente. Houveram pontos que eu gostaria de ver explorados de forma mais profunda por que foram muito corridos, mas nada muito sério. A capa fofa com verniz localizado chama atenção e merece destaque como todas as capas da editora Gutenberg.

Quote:
A essa altura, já não me surpreendo com nada. Talvez haja um elefante com lacinho vermelho na garagem. Ou então o elenco todo de Crepúsculo está sentado naquelas cadeiras de diretor, prontos para uma entrevista exclusiva. Talvez meu irmão esteja vestido de picles gigante.

girls-sweet-16_cake

Nota: 4/5

Anúncios

Um comentário sobre “Resenha: Faça seu pedido

  1. Pingback: Resumo do Mês: Dezembro/2013 | Toalha Mecânica

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s